USABILIDADE PUBLICA DE INICIATIVA PRIVADA -use nossos links para encontrar orientações

ESTAMOS NO FACE CLIQUE AQUI

quarta-feira, janeiro 29, 2014

Ôxente Mainha

By Rita de Cassia Seuret



Raízes, tenho orgulho das minhas!
Uma mistura danada! 


Em homenagem a vóinha Léia, a melhor vó do mundo e, que nos faz muita falta!
Tive o prazer de levá-la à Salvador nos seus 80 anos!




Ôxente, avexado, arretado, aperreado, mucunzá, aipim, vixi, pé na jaca, gororoba, onde judas perdeu as botas, pensando na morte da bezerra, tirar o pai da forca, faniquito, ferrado, fí duma égua, a casa caiu, abafa o caso, acolá, babuleta, bagulho, baranga, imenda, barra da saia, inté, mais pra lá di baguidá, maloca, rango, remela, vai ou racha, vesgo, afff, parei!

http://www.keepcalm-o-matic.co.uk/p/keep-calm-and-oxente-mainha-3/




Oxente, para quem não sabe, é um termo usado, principalmente na região nordeste do Brasil, para expressar surpresa, exclamação.A expressão tem sua origem na frase "Oh minha gente", que logo foi reduzida para "Oh gente!".De acordo com a forma de falar na região, que usualmente pronuncia GE como XE ou RRE, o termo tomou a forma de "Ôxente".(www.dicionarioinformal.com.br)


Aja expressões, palavras, gírias para identificar esses tantos brasileiros!


Fora o sotaque, que as vezes é preciso de tradutor!Rsssss.....


Enquanto o Paulista trabalha demais, o Bahiano está tomando uma brisa, uma breja, vendo o mar!(daria tudo agora para sentir essa brisa)




http://folcloreportaldoprofessor.wordpress.com/


O patrimônio cultural é constituído pelos bens materiais e imateriais que se referem à ação e, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira, quais sejam:

- as formas de expressão;
- os de modos de criar, fazer, viver;
- as criações científicas, artísticas e tecnológicas;
- as obras, objetos, documentos, edificações e, demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais e,
- os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico.(fundarpe)

Ou seja, o "Ôxente mainha" integra o nosso patrimônio cultural .

Nunca vi um povo tão criativo e versátil como o brasileiro!

É por causa da mistura!

Tenho fascínio pelo meio ambiente cultural, por artes de todas as formas, me especializei em direito ambiental e, procuro conhecer um pouco de tudo, aliado a minha veia curiosa, eita sô!





Vendo o Gonzagão me dá tanta saudade, tenho tanta coisa para conhecer do meu Brasil



Sabedoria Nordestina
























Nenhum comentário: