USABILIDADE PUBLICA DE INICIATIVA PRIVADA -use nossos links para encontrar orientações

ESTAMOS NO FACE CLIQUE AQUI

sábado, março 23, 2013

Adaptação e fluência na língua do País de acolha exige dedicação!

By Rita de Cássia Seuret


Na primeira enquete que fizemos no site, a maioria das pessoas votaram que a maior dificuldade encontrada no País de acolha foi o Idioma!



Bem, a fluência na língua é condição imprescindível para adaptação, interação e aproximação com a sociedade a qual se fará parte, é fato determinante!


O domínio na língua faz toda a diferença no rumo da vida do Imigrante!

Sem a fluência, a pessoa fica restringida aos amigos, familiares, pessoas da mesma nacionalidade, grupos, etc.

Quanto melhor for a fluência no idioma, melhores seram as chances da pessoa no processo de imigração, na conquista do mercado de trabalho, além da própria adaptação e inclusão na sociedade.

Aqui na Suíça contamos com 4 línguas oficiais, sendo elas:

- Suíço alemão, francês, italiano e romanche, onde a língua mais falada é o suiço alemão.

O inglês não é oficial mas é língua internacional.

Tal diversidade lingüística se deve ao fato da Suíça ficar no centro da Europa e ser vizinha da França, Alemanha, Itália, Áustria e, Liechtenstein.

Essa divisão por línguas dá na verdade uma divisão de fato em Suíça Alemã, Suiça Romanda, Suiça Italiana e Suiça Romanche.

Por esse fato, as pessoas, nacionais ou estrangeiras tendem a falar dois, três ou mais idiomas; o que é muito bom no caso, por uma série de motivos!

Um País multi cultural e multi linguístico.

A língua portuguesa apesar de ser a quinta língua mais falada no mundo, muito falada e ouvida por aqui, dada a grande quantidade de pessoas de origem de Países Lusófonos, não é uma língua oficial.

Os Imigrantes contam aqui, com uma variedade de cursos de idiomas oferecidos, para todos os gostos e, bolsos, inclusive com cursos gratuitos de excelente qualidade, então, é uma questão de ajustes, de dedicação, paciência e boa vontade, pois sem isso, não se chega em lugar algum; quem sabe um atraso, ou uma paralização!

Acho que o hoje e o amanhã, digo a tendência evidente, devido a globalização, internet, evolução, livre circulação de pessoas pelo mundo, é uma contribuição, cada vez mais acentuada, por cidadãos multi, globalizados e interados.

Então meus amigos, vamos correr, poi a nova geração, já nasce bilíngue......










Nenhum comentário: