No Sábado que passou fui até Genebra passear, andei pelas ruas mais caras, almoçei em restaurante, pude observar o entra e sai de lojas, inúmeros carros novos, compras, belas casas...
No anterior tinha ido passar a tarde em Solothurn, na Suiça Alemã, as famílias passeando no centro velho, muito bonito e limpo por sinal, você não vê um lixo jogado na rua!
Passeamos muito pela Suiça, faltam poucos Cantões para eu conhecer, os mais distantes na Suiça Alemã, como os Grisões por exemplo.
E nessas minhas andanças, com olhares atentos, avalio no que a crise do Euro refletiu negativamente no País.
Um País muito pequeno, cravado no coração da Europa, com moeda própria e um dos mais caros do mundo!
Enquanto as notícias dos Países vizinhos não são nada animadoras, a Suiça em meio a tormenta da crise, vêm lidando bem com a situação, mostra estabilidade econômica, política inteligente e, uma legislação benéfica no mundo dos negócios, haja vista o último acordo bilateral de livre comércio firmado com a China.
Índice de desemprego baixíssimo, menor do que 5%, economia numa forte crescente, líder mundial em inovação e empreendedorismo, exportações de relógios em alta, indústria farmacêutica solidificada, uma das principais potências no transporte marítimo, boom e alta no mercado imobiliário, venda de carros novos, estabilidade e salários altos em comparação com os demais Países da Europa, uma das melhores educações do mundo e, eleito o melhor País para se nascer em 2013.
Poderia enumerar mais alguns ítens...
Mesmo que alguns especialistas afirmem que o destino da Suiça está entrelaçado a Europa como um todo, uma coisa é certa, a realidade dos fatos, será que especulações econômicas poderiam mudar a atual solidez da tradicional democracia helvética aliada a fortes parceiros comerciais?
Uma ilha de paz em meio há tempos difíceis e as dificuldades, trabalho árduo, ninguém passou fome, alimentação racionada mas muitas batatas e, verduras para partilhar, uma ilha solidária e humana, acolheu e acolhe muitos, neutralidade que trouxe evolução e progresso!
Nenhum comentário:
Postar um comentário