USABILIDADE PUBLICA DE INICIATIVA PRIVADA -use nossos links para encontrar orientações

ESTAMOS NO FACE CLIQUE AQUI

quinta-feira, agosto 15, 2013

A importância da aposentadoria, qualidade de segurado, doença, invalidez, pensão por morte

By Rita de Cássia Seuret


A comunidade brasileira que reside no exterior é bem abrangente!

Uns vieram estudar por um tempo e, retornam, outros transferidos de País pelo Empregador, muitos vieram buscar uma nova oportunidade de vida, onde uns conseguem vínculo empregatício, mas a maioria acaba por ficar na informalidade profissional.

Os brasileiros que foram transferidos pela empresa, gozam da qualidade de segurado e de todos os benefícios da Previdência Social.

Os que vieram em busca de oportunidade, conseguiram trabalho com vínculo empregatício, desde que, estejam inscritos no INSS e, que o País de acolha mantenha acordo previdenciário com o Brasil, podem usar o tempo de atuação no exterior para obter a aposentadoria por idade, outros benefícios como auxílio doença, aposentadoria por invalidez ou pensão por morte aos dependentes e familiares.

Entretanto, nesses casos, de acordo com os tratados, os brasileiros deveram se enquadrar na legislação estrangeira, no regime da previdência, obtendo os mesmos direitos de um trabalhador nacional.



Agora, as pessoas que residem no exterior, vivem na informalidade profissional, não se enquadram nem na legislação local, tampouco na legislação brasileira.

Ficam sem direitos a aposentadoria por tempo de contribuição ou idade, como também aos demais benefícios em caso de doença, invalidez ou morte!

Já pude ver no Brasil vários casos, dos mais variados, pessoas que nunca contribuiram  a previdência social, não conseguirem se aposentar, mesmo com idade, pessoas que contribuíram a vida toda no teto mínimo, se aposentar com 01 (hum) salário mínimo, pessoas abastadas, que nunca se preocuparam com esse assunto, no fim da vida, doentes, pobres e recebendo LOAS.

Ainda, no Brasil, mesmo tendo a idade, você precisa comprovar o mínimo de contribuições exigidas.( aposentadoria por idade )

A alternativa mais viável, é contribuir para uma previdência privada, seja bancária ou de classe profissional, no meu caso Ordem dos Advogados do Brasil.

Além da aposentadoria planejada, você gozará dos demais benefícios como invalidez ou morte, informando os beneficiários.

Boa parte dos brasileiros que vivem na informalidade no exterior, dão um duro danado para sobrevivência, outros nem tanto, acabam gastando com supérfluos, mas deveriam pensar no dia de amanhã, nunca se sabe, contribuir com uma previdência privada, mesmo que seja com o valor mínimo, é o mais racional e sensato.

Os que pensam em ficar até a velhice, pensem nisso, os que pensam em retornar, pensem nisso também! 

Nenhum comentário: